Publicado em 28 nov 2018

Serviço de Urologia do Hupe/Uerj participa da Semana da Saúde 2018


Até a próxima sexta-feira (30/11), as pessoas que passarem pela Cinelândia, das 7h às 16h, terão a oportunidade de realizar exames que ajudam no diagnóstico dos cânceres de próstata e mama, além de outros serviços como aferição de pressão, teste de glicemia, vacinação contra febre amarela e orientação alimentar… Tudo isto faz parte da quarta edição da Semana da Saúde, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com o Grupo Bandeirantes.

Na tenda da Saúde do Homem, um dos espaços mais procurado, os visitantes poderão se consultar com urologistas que integram a equipe do Serviço de Urologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), participar de palestras e realizar o teste de PSA, importante para o diagnóstico de câncer de próstata e outros problemas. Para estes serviços, serão distribuídas 600 senhas por dia e não é necessário ter encaminhamento.

– É muito importante que o homem após os 50 anos faça anualmente o checape urológico. Deve ser feito o exame da próstata e a dosagem do sangue do antígeno prostático específico, se estiverem alterados, será preciso realizar a biópsia da próstata – orienta o Chefe do Serviço de Urologia do Hupe, Dr. Ronaldo Damião.

 

Confira outros serviços oferecidos:

Doação de sangue: para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação, além de não ingerir álcool 12 horas antes. Quem for tomar a vacina contra a febre amarela deve realizar a doação antes de se imunizar contra a doença.

Vacinação contra a febre amarela: com o fim do fracionamento, que ocorreu em outubro, a vacina aplicada será a dose padrão. A SES alerta que todos os que não tomaram a vacina devem procurar os postos. Aqueles que já foram imunizados, inclusive com a dose fracionada, não precisam se vacinar nesta etapa porque já estão protegidos. A vacina não é indicada a bebês menores de 9 meses, pessoas com contraindicações especiais (pacientes imunodeprimidos, com doenças hematológicas graves, entre outras) e grávidas.

Mamógrafo Móvel: para atendimento é necessário levar identidade, CPF, pedido médico, cartão do SUS e comprovante de residência. Além da mamografia, serão disponibilizadas também ultrassonografia mamária e transvaginal. Serão distribuídas 60 senhas por dia para mamografia e 30 para ultrassonografias.

Prevenção em Saúde: as pessoas que passarem pelo local poderão tirar dúvidas com os profissionais sobre as doenças crônicas mais prevalentes no estado do Rio de Janeiro: obesidade, diabetes e hipertensão. Quem visitar o Espaço Venâncio poderá medir a glicose, aferir a pressão e medir o colesterol.


Publicações, Urologia UERJ informa |

Voltar



Atalho para à página do Facebook da empresa. Atalho para à página do Instagram da empresa.