Publicado em 30 out 2023

Diretor do Hupe recebe título de Doutor Honoris Causa


O Diretor Geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e Professor Titular de Urologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ronaldo Damião, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A honraria é concedida a personalidades que se distinguem pelo saber ou pela atuação em prol da filosofia, das ciências, da técnica, das artes e das letras, e também a quem se destaca pela dedicação para melhor entendimento entre os povos ou em defesa dos direitos humanos.

Tendo a educação como palavra-chave em seu discurso, Ronaldo Damião agradeceu a homenagem feita pela UFMA, uma das universidades mais importantes do norte-nordeste brasileiro: “Esse título não é apenas um reconhecimento ao meu trabalho, mas um tributo à nossa comunidade acadêmica e a sua dedicação incansável para o bem comum. Quero expressar minha profunda admiração por todos aqueles que dedicam suas vidas ao ensino e a pesquisa. Cada um de nós é uma pequena vela que, quando acesa, contribui para iluminar o vasto horizonte do conhecimento humano”.

Pelos relevantes serviços prestados à sociedade, o médico Ronaldo Damião recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Durante a solenidade de outorga do título, o Professor Titular de Urologia da Uerj destacou ainda o poder da educação para melhorar o mundo que compartilhamos: “Lembro-me das palavras de Victor Hugo, que disse ‘a educação é a luz que ilumina o caminho da humanidade’ e é com essa luz que temos trabalhado, com dedicação incansável para aprimorar o conhecimento e transformar vidas. Hoje, mais do que nunca, reconhecemos o poder da educação como um farol que guia nossa jornada coletiva em direção ao progresso e ao entendimento”.

A cerimônia de outorga do título foi realizada no dia 13 de outubro, no Palácio Cristo Rei, em São Luís, no Maranhão. Na ocasião, a UFMA também concedeu título de Doutora Honoris Causa à biomédica Helena Nader, primeira mulher a assumir a presidência da Academia Brasileira de Ciências, e ao cirurgião torácico José de Jesus Peixoto Camargo. O vídeo com a transmissão completa do evento está disponível no Canal Institucional da UFMA no YouTube: www.youtube.com/@ufmaoficial

Da esquerda para direita: Ronaldo Damião; o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, o cirurgião torácico José de Jesus Peixoto Camargo; a biomédica Helena Nader; e o professor Titular de Nefrologia da Uerj, Mauricio Younes-Ibrahim (Foto: UFMA)

Décadas de dedicação ao ensino e pesquisa

Nascido 1950, em Minas Gerais, Ronaldo Damião formou-se em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1975), com especialização em Urologia. Tem Doutorado em Medicina (Urologia), pela Universidade Federal de São Paulo (1991) e atua na área de Cirurgia Urológica, com ênfase nos seguintes temas: câncer de próstata, uretra, estereologia, pênis e hipospádia.

Além de docente da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj e diretor do Hupe, é autor de centenas de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, dezenas de capítulos de livros. Durante suas quatro décadas como professor na Uerj, orientou diversos alunos de mestrado e doutorado.

Membro Titular da Academia Nacional de Medicina (ANM), já recebeu prêmios como as medalhas Pedro Ernesto, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Juscelino Kubitschek de Oliveira, da Sociedade Brasileira de Urologia, e Almirante Tamandaré, da Marinha do Brasil. Em 2013, foi homenageado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) com o Cistoscópio de Ouro, um prêmio oferecido todos os anos a um profissional da área de urologista, formado há mais de 10 anos e com reconhecida contribuição ao ensino e pesquisa em Urologia no Brasil.

“Professor Damião, além de pai e avô exemplar, é um profissional experiente, agregador, querido e respeitado nos meios médico, acadêmico e universitário. Com júbilo, seus admiradores, amigos e confrades assistem a essa distinta homenagem a ele concedida pela Universidade Federal do Maranhão”, destacou o também médico e membro da Academia Nacional de Medicina, Mauricio Younes-Ibrahim, durante a solenidade de outorga.

Notícias, Urologia UERJ informa |

Voltar



Atalho para à página do Facebook da empresa. Atalho para à página do Instagram da empresa.